segunda-feira, 30 de março de 2009

soneca da tarde /rotina para o bebê

Seguem as matérias do jornalzinho de março, se alguém quiser fazer algum comentário ou trocar idéias...

Para que os bebês aproveitem bem os atividades propostas, é muito importante que eles tirem uma boa sonequinha depois do almoço, antes de virem para a Cirandinha. Pode ser necessário adiantar um pouco o horário de almoço da criança, modificando gradualmente os seus hábitos. Porém, esse tempo de sono é fundamental para que o bebê chegue descansado e bem humorado para as atividades da tarde. Os bebês mais novinhos ainda não têm um ritmo de sono tão regular e costumam dormir mais de uma vez ao dia.
De qualquer forma, é interessante procurar manter sempre a mesma rotina dos dias de Cirandinha também nos dias em que não tem Cirandinha - o mesmo horário de almoço, de sono e se possível fazer também atividades em casa ou sair para um passeio com o bebê.
A criança irá se beneficiar muito com uma rotina estruturada, que ela aprende a reconhecer e isso lhe traz tranquilidade, conforto e segurança.

A Rotina
Os bebês ficam muito tranquilos quando percebem que as coisas acontecem do jeito que eles esperam. Se a cada dia os horários, os modos de fazer são diferentes, cada dia uma surpresa, o bebê se vê num mundo imprevisível, o que pode ser muito aflitivo para quem ainda não possui nem palavras para dar sentido ao mundo.
Os bebês querem ter certeza de que o mundo é previsível; isso os tranquiliza. E bebês seguros podem agir com mais espontaneidade e criatividade, podem interagir sem medo e desenvolver melhor suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário